Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gira Discos

Um blog sobre discos, daqueles que tocam, em vinil.

Gira Discos

Um blog sobre discos, daqueles que tocam, em vinil.

"The Pink Panther" Henry Mancini, 1964

The Pink Panther, ou A Pantera Cor-de-Rosa como se tornou conhecida em Portugal, está no meu imaginário desde muito, muito novo

.
Ainda que o filme original seja de 1963, dez anos antes do meu nascimento, só muito mais tarde o viria a conhecer, bem depois de conhecer a Pantera Cor-de-Rosa nos desenhos animados apresentados na RTP pelo saudoso Vasco Granja. Aliás, lembro-me bem de “suportar” intermináveis animações em stop motion, com latas de sardinhas, clips de papel e afia lápis, que teimavam em manter estranhas relações, só na esperança de que fosse a Pantera Cor-de-Rosa (ou o Bugs Bunny) a terminar o “Animação” (nome do programa aque o Vasco Granja apresentava na RTP2).


A “minha” Pantera Cor-de-Rosa tinha sido criada precisamente para a abertura e fecho do filme The Pink Panther, nome de um diamante cor-de-rosa em torno do qual o filme se desenrola.

The Pink Panther Theme

Indissociável da figura da Pantera Cor-de-Rosa vem, desde os meus tempos de miúdo, o tema músical de abertura do filme e da série de desenhos animados que se lhe seguiu, The Pink Panther Theme. Para-para, para, para-para-para-para-paraaaaaaa… Inesquecível.

The-Pink-Panther-Gira-Discos.jpg

 

Composto por Henry Mancini (como aliás, todo o álbum) e interpretado pela sua orquestra, The Pink Panther Theme é uma música envolvente, de um swing constante, jazzy quanto baste e com toques de força ao puxar pelo saxofone sempre que é necessário marcar a posição. Os gatos marcam território e o que é uma pantera para além de um gatinho grande?


O sucesso de The Pink Panther Theme foi tal que o single do tema ganhou três Grammy Awards.

 

 

O disco vive o espirito das Big Bands da altura e ainda que as restantes músicas possam não partilhar da gradiosidade do tema principal, todo o álbum é digno de registo, abraçando uma variedade de estilos musicais que vão do Tango presente em It Had Better Be Tonight, ao Rock n’ Roll de The Tiber Twist, passando pela Polca e pelo Cha-Cha-Cha em Shades of Sennet e Something for Sellers.


Por falar em Sellers, um detalhe magnífico na contracapa do disco é a nota deixada por Peter Sellers, o actor que interpretou o inenarrável Inspector Jacques Clouseau. Depois de uma disparatada apresentação de cada uma das músicas, Sellers termina com a observação:


Eu nunca antes escrevi notas para um disco e estou certo de que nunca mais me vão pedir para o fazer. Pobres tontos, eles não sabem o que estão a perder.

The-Pink-Panther-Gira-Discos-Peter-Sellers.jpg

 

Este disco de vinil é uma edição original, Canadiana, de 1964, e veio da Discolecçao 2.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D