Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gira Discos

Um blog sobre discos, daqueles que tocam, em vinil.

Gira Discos

Um blog sobre discos, daqueles que tocam, em vinil.

"Stray Cats" Stray Cats, 1981

Stray Cats é o nome do primeiro LP da banda norte-americana Stray Cats. Tirando a falta de originalidade no nome (que acho ter sido uma boa opção de marketing), originalidade não faltava a este grupo de três elementos, a saber: Brian Setzer, Lee Rocker, e Slim Jim Phantom.

 

Sim, os nomes não deixam muito lugar a dúvidas, estamos no mundo do Rock n' Roll, numa época em que o Punk ainda dava que falar e o pós-Punk florescia com a New Wave a tomar conta de todas as frequências.

 

stray-cats-giradiscos-pedro-rebelo.jpg

 

Mas, o Rock n' Roll nunca morreu e numa altura em que as sub-culturas musicais tinham um peso relevante na sociedade (pelo menos naquela parte da sociedade que se ralava), a tribo Rockabilly estava bem activa e sabia como poucas adaptar-se às mudanças sociais de então.

 

Stray Cats e o espírito Rockabilly

 

Se a génese do espírito Rockabilly estava nos clássicos norte-americanos do Rock n' Roll, com a fusão de estilos de onde este por sua vez originava (country, rhythm and blues, bluegrass e swing), os Stray Cats, dignos portadores desse legado (com assumida inspiração em artistas como Eddie Cochran, Gene Vincent ou Bill Haley) levaram o ritmo (e o estilo) um pouco mais além.

 

Acelerando as notas, fortalecendo a batida e puxando pela voz, os Stray Cats fizeram um Rock n' Roll moderno, passando além do espírito revivalista associado à cultura Rockabilly. Com o renascer da sub-cultura Teddy Boy na Inglaterra (conversa que fica para outro dia), os Stray Cats perceberam que tinham deste lado do Atlântico um potencial de crescimento inigualável na América de então. Deram o salto e confirmaram-no.

 

O álbum Stray Cats é lançado em Inglaterra em 1981 e com grande sucesso, alcançando o nº 6 na tabela UK Album Charts, levando três das suas músicas à UK Top 40 Hits ("Runaway Boys" a 9º, "Rock This Town" a 9º e "Stray Cat Strut" a 11º). Só um ano mais tarde estaria à venda nos Estados Unidos da América e já depois do lançamento do primeiro álbum "americano" da banda, Buit for Speed.

 

Mas as três músicas de maior sucesso em Inglaterra não são os únicos motivos que levam este Stray Cats ao lugar de álbum histórico. A música "Rock This Town" não só alcançou o 9º lugar na tabela Billboard Hot 100 como foi considerada pelo Rock and Roll Hall of Fame, uma das 500 músicas que moldou o Rock.

 

O álbum contou ainda com outra música que o levou às noticias: "Storm The Embassy", um música declaradamente política, sobre a crise diplomática entre os EUA e o Irão, quando em 1979 cinquenta e dois norte-americanos foram feitos reféns durante 444 dias na embaixada em Teerão.

 

Saindo do tom divertido e bem disposto das outras músicas, "Storm The Embassy" destacava-se do restante álbum não só pela música mas também pelo posicionamento político, claro e assertivo. Não interessa aqui se quem ouvia concordava ou não. Era a posição da banda (eventualmente mais radicalizada para mostrar ao mundo que a sua música podia ser sobre algo mais que copos, carros e saias rodadas).

 

Para mim, as músicas que mais me marcaram em Stray Cats foram sem dúvida "Stray Cats Strut" e "Runaway Boys", músicas que cantei, assobiei, trauteei, durante toda a minha juventude e que até hoje não esqueço.

 

 

Get kicked out for coming home at dawn,
Mom and Dad cursed the day you were born,
Throw your clothes into a duffle bag
shoutin' as ya slam the door home is a drag


Who can I turn to and where can I stay?
I heard a place is open all night and all day
There's a place you can go where the cops don't know
You can act real wild they don't treat you like a child

 

Outros tempos, outras vidas...

 

 

Este disco de vinil é uma edição original de 1981.

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D