Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gira Discos

Um blog sobre discos, daqueles que tocam, em vinil.

Gira Discos

Um blog sobre discos, daqueles que tocam, em vinil.

"Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy" Elton John, 1975

Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy foi, no ano do seu lançamento, em 1975, considerado pela revista Rolling Stone, um dos melhores álbuns de Elton John. Este foi o seu nono álbum.

 

Hoje, em 2017, apesar de não conhecer a fundo todos os seus mais de 30 álbuns, de entre os muitos que conheço, continuo a concordar com a Rolling Stone.

 

Captain-Fantastic-Gira-Discos-Pedro-Rebelo.jpg

 

Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy é um disco conceptual, contando uma história, de forma a que cada uma das suas músicas, podendo viver por si só, terá mais sentido quando integrada no conjunto e este valerá sempre mais que a soma das partes.

 

No caso em questão, a história é de alguma forma uma autobiografia de Elton John e Bernie Taupin, o "Brown Dirt Cowboy", histórico colaborador de Elton John responsável pela grande maioria das letras das suas composições.

 

Nitidamente produzido para ser uma história simples, de fácil acesso a todos quantos ouçam o disco, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy não deixa de ser uma história fantástica onde a força de vontade em alcançar o sucesso e o trabalho feito para tal dão frutos tornando-se por isso uma história inspiradora.

 

Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, as histórias da história.

 

Como qualquer boa história, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy mostra vários ângulos da mesma e se em músicas como "We All Fall in Love Sometimes" nos é apresentada a fantástica relação de Elton John com Bernie, a sua "alma gémea" como ele próprio viria a dizer, em "Someone Saved My Life Tonight" ficamos a conhecer a forma como as amizades do artista o salvaram no período em que Elton John se tentou suicidar, quando se encontrava numa relação (estava noivo da sua namorada da altura, preste a casar) cujo conflito parecia não lhe deixar outra alternativa.

 

"Someone Saved My Life Tonight" foi o único single a sair de Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy e até isto nos dá uma indicação do sentido que Elton John queria dar a este disco. Não era uma peça comercial, era um disco que tinha que sair como saiu, uma história a ser contada.

 

"Someone Saved My Life Tonight" tem quase sete minutos de duração, nitidamente uma música não adequada à radio e, por essa razão, a editora propôs a Elton John que a cortasse mas ele recusou afirmando que a música deveria ser lançada como um todo, só assim tendo sentido. Estava certo e "Someone Saved My Life Tonight" foi um sucesso comercial.

 

O álbum foi também ele um sucesso entrando na tabela Billboard Top 200 Albums directamente para o número um, feito nunca alcançado por nenhum outro artista. Ficando seis semanas consecutivas nessa posição, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy acabou por ficar na tabela por nove meses.

 

 

Este disco de vinil é uma edição original de 1975.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D