Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gira Discos

Um blog sobre discos, daqueles que tocam, em vinil.

Gira Discos

Um blog sobre discos, daqueles que tocam, em vinil.

"Batman" Prince,1989

Batman, o disco. Um complemento perfeito a Batman, o filme, de Tim Burton, estreado em 1989. E metade da história está contada. Tim Burton e toda a sua loucura e exuberância junta-se ao início dos anos 90, dos extravagantes, de uma estranha forma luxuriosos e decadentes anos 90.

 

Bem, se metade da história está contada, falta a outra metade. E se uma frase apresentou metade do caminho, uma palavra basta para o restante. Fácil de entender se a palavra for um nome e se o nome for Prince.

 

Nascido de uma rápida (ao que consta, seis semanas) produção e com o foco em colocar Prince na ribalta novamente, Batman não é recebido da melhor forma pela crítica que na altura o vê como uma experiência comercial, muito mecanizada e sensaborona. Mas como bem sabemos, a crítica nem sempre está na proporção directa das vendas e o álbum revelou-se um sucesso comercial vendendo mais de 11 milhões de cópias pelo mundo, mantendo-se no número 1 da tabela de álbuns da Billboard durante seis semanas consecutivas.

 

Apostando num baile entre o funk e o pop, recorrendo aos seus conhecidos dotes como mestre-de-cerimónias do seu próprio espetáculo, Prince conseguiu, em músicas como The Future e Vicky Waiting, fundir um ambiente sonoro reconhecível pelas várias gerações a quem o filme Batman queria agradar.

 

Batman e a Batdance

 

 O grande sucesso do disco foi Batdance, uma música que surge à última hora para substituir Dance With The Devil, que Prince achava ser demasiado negra para aquele disco. Batdance talvez seja a principal razão da crítica apontar o álbum como uma experiência mecanizada pois foi aqui que Prince efectivamente se esticou a experimentar sonoridades e efeitos. Ainda bem que o fez, criando uma música sui generis que garantidamente ficará na história das pistas de dança.

 

gira discos batman o disco.jpg

 

Lado A Lado B
1. "The Future" 6. "Trust"
2. "Electric Chair" 7. "Lemon Crush"
3. "The Arms of Orion" 8. "Scandalous"
4. "Partyman" 9. "Batdance"
5. "Vicki Waiting"  

 

A minha edição de Batman é um original de 1989, adquirido na Sound Club Vinyl Store.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D