Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gira Discos

Um blog sobre discos, daqueles que tocam, em vinil.

Gira Discos

Um blog sobre discos, daqueles que tocam, em vinil.

"20 Golden Greats" Buddy Holly & The Crickets, 1978

20 Golden Greats. Só assim não diz muito. Golden? Quando terá sido essa época dourada de que tantos falam?

 

Todos os estilos musicais têm a sua. Poderemos discutir sobre qual das épocas douradas é a mais brilhante. Para quem produziu 20 Golden Greats, a resposta é clara: a época do Rock n’ Roll.

 

20-golden-greats-buddy-holly-giradiscos-pedro-rebe

 

Com sucessos meteóricos a conquistarem todas as tabelas musicais dos Estados Unidos, Buddy Holly parecia destinado a uma longa carreira de sucesso. Mas as coisas nem sempre são o que parecem e a 3 de Fevereiro de 1959, após um concerto da Winter Dance Party Tour em Clear Lake, no estado do Iowa, Buddy Holly morreu, com 22 anos, num desastre de avião, juntamente com Ritchie Valens e J. P. Richardson, dois outros nomes marcantes do Rock n’ Roll e da “cena” Rockabilly. Esse dia ficou desde então conhecido como o dia em que a música morreu.

 

Buddy Holly, é uma figura incontornável do Rock n’ Roll desde o início da década de 50 do século passado, e mesmo com a sua muito curta carreira, influenciou nomes gigantes da música como John Lennon, Paul McCartney, Bob Dylan, Mick Jagger, Elton John, Bruce Springsteen e muitos outros.

 

O Rock n' Roll Hall of Fame declara até que o Rock n' Roll tal como o conhecemos, não existiria sem Buddy Holly.

 

20 Golden Greats, Buddy Holly para sempre

 

Editado quase 20 anos depois, em 1978, 20 Golden Greats é uma compilação dos maiores sucessos do artista e da banda que então o acompanhava, The Crickets. Nele encontramos músicas que todos conhecemos de outros tempos e que, ainda hoje, continuam a tocar nas rádios do mundo inteiro como That'll Be the DayPeggy Sue, Not Fade Away ou Oh Boy!

 

 

O disco foi um sucesso comercial e em 2012, a revista Rolling Stone classificou-o na posição 92 da sua lista dos 500 maiores álbuns de sempre.

 

Cá por casa, é igualmente um sucesso e se eu tivesse uma lista, 20 Golden Greats de Buddy Holly & The Crickets estaria certamente presente.

 

Este disco de vinil é uma edição original de 1978.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D